segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A luz que nossos olhos não vêem

Já fazia algum tempo que eu havia me interessado por fotografia em infravermelho, mas as minhas experiencias com cameras não modificadas e filtros IR "caseiros" não foram muito boas, principalmente por causa dos tempos de exposição muito longos. Quando comprei minha FZ28, resolvi então pegar a minha velha Sony P92 e remover o filtro IR blocking, foi bem mais fácil do que eu pensava, agora posso fotografar com valores de obturador mais práticos.
Quanto ao filtro, eu já havia descoberto que polarizadores cruzados a 90 graus deixavam passar o infravermelho, e que também um pedaço de filme colorido, exposto e revelado também podia ser usado. Dos meus testes, as combinações que deram melhor resultado foram só os polarizadores cruzados, e os polarizadores mais uma camada de filme. Apesar da minha camera modificada ter pouca resolução (5 Mpixels) e não ter nenhum tipo de controle manual, até que os resultados não são tão ruins, confiram abaixo:




Esta, direto da camera, sem nenhuma filtragem.


Aqui, usando apenas os polarizadores cruzados.


Aqui, polarizadores cruzados, mais uma camada de filme revelado. Vale notar que as fotos precisam de um certo grau de processamento, o original saído da camera tem um forte desvio para o magenta, além de baixo contraste. A sequencia de processamento que eu uso é: autoníveis - ajuste de tom/saturação - ajuste de contraste - filtro de redução de ruido. As fotos onde a filtragem é feita somente com polarizadores cruzados normalmente não precisam do ajuste de tom, eu gosto do jeito que o azul permanece.


Esta foto é um exemplo do original, filtragem com polarizadores e filme revelado, saido da camera sem nenhuma alteração.



Estas duas fotos acima mostram a diferença entre uma foto convertida para preto-e-branco (a de baixo) e uma foto em infravermelho (a de cima). As fotos não foram tiradas da mesma posição, nem com a mesma distancia focal, então a perspectiva não está nem parecida, mas vale para ilustrar o efeito. Apenas para referencia, a foto preto-e branco foi convertida usando a técnica de channel mixing.


Seguem alguns exemplos de fotos em infravermelho, não deixem de ver a minha galeria (link no final do post) para mais.






















Link para minha galeria:

Infravermelho

2 comentários:

  1. Olá Fabio! Eu adorei as suas fotos, são belíssimas!!! Agora eu vou seguir o teu blog, pois tenho muito o que aprender com os seus trabalhos. Faço fotos de pássaros, não tenho um equipamento muito bom, é lento, gera muitos ruídos, mas eu gosto de registrar as minhas caminhadas pelas matas. Muito obrigado por visitar o meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rogério, desculpe pelo atraso na resposta, estive meio fora do ar por conta de uma cirurgia, mas estou de volta.
    Obrigado pelos comentários, meu equipamento também não é tão bom, acho que a sorte ajuda um pouco...
    Também estou seguindo o seu blog, gostei bastante das fotos que voce postou.

    ResponderExcluir